Pastor diz que autismo é ‘visita do diabo’ no ventre de grávidas e gera revolta nas redes sociais
17/07/2024Um vídeo que mostra um pastor falando sobre autismo de maneira preconceituosa durante culto de igreja evangélica viralizou nas redes sociais e causou revolta de internautas. Na pregação, o pastor Washington Almeida “explica” a origem do nascimento de crianças autistas — com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — e atribui a concepção de bebês com TEA a ações demoníacas no ventre de gestantes. O caso aconteceu na cidade de Tucuruí (PA), em evento comemorando os 90 anos da Assembleia de Deus.
“As crianças hoje, de cada 100 nós temos quase que 30% de autistas, em vários graus. O que está acontecendo? O diabo está visitando o ventre das desprotegidas. Daqueles que não têm a graça, a habilidade, instrumentalidade e a mentalidade para saber lidar no mundo espiritual. E ele só procura os vulneráveis, os desassistidos.”
Nas redes sociais, a pregação do pastor está sendo duramente criticada. Mães de filhos autistas demonstram sua indignação e chamam o discurso de “preconceituoso” e “inadmissível”.
Ivan Baron, influenciador e ativista, também repudiou as falas do pastor.
“Pastor de Igreja Pentecostal declara que Satanás entra no vente de mulheres grávidas e causa o autismo. Você tem noção da gravidade desse discurso? Independente da sua religião, isso aqui é CRIMINOSO e gera uma gastura imensa só de ouvir. Precisamos criminalizar as fake news!”, publicou Ivan, no X.
Pastor pediu perdão
Após a repercussão negativa, o pastor Washington Almeida gravou um vídeo pedindo desculpas pelas falas.
“Fui muito infeliz quando fiz uma colocação. E esse não é o meu caráter, não é o meu perfil. Jamais, jamais, no meu coração, passa coisa dessa natureza. Mas, naquele calor da mensagem, terminei dizendo algo que não podia dizer, não devia falar”, afirma o pastor.