Homem dá facadas em filha e neto de 10 anos; mulher está em estado grave
19/08/2024Suspeito se entregou e confessou agressões. Segundo Polícia Civil, menino tentou defender mãe e foi atingido próximo ao pescoço.
Um homem atacou, com uma faca, a filha e o neto dentro de casa, em Vicente Pires, no Distrito Federal, na madrugada deste domingo (18).O suspeito se entregou e confessou as agressões.
De acordo com a Polícia Civil, a criança de 10 anos contou que tentou defender a mãe, momento em que também foi agredido. Segundo a polícia, o menino foi esfaqueado próximo ao pescoço.
A mãe foi encontrada pelos policiais com várias facadas no peito e nas costas.O delegado responsável pelo caso afirmou que a vítima está internada em estado grave.
Aos policiais, o homem disse que bebeu e consumiu drogas. O caso é investigado como tentativa de feminicídio e tentativa de homicídio.
Como denunciar a violência contra as mulheres?
A Secretaria de Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) tem canais de atendimento que funcionam 24h. As denúncias e registros de ocorrências podem ser feitos pelos seguintes meios:
O DF tem duas delegacias especializadas no atendimento à mulher (Deam), na Asa Sul e em Ceilândia, mas os casos podem ser denunciados em qualquer delegacia.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também recebe denúncias e acompanha os inquéritos policiais, auxiliando no pedido de medida protetiva na Justiça.
Em casos de flagrante, qualquer pessoa pode pedir o socorro da polícia, seja testemunha ou vítima.
No Distrito Federal, ainda existe o Programa Violeta, que é focado no atendimento de crianças e mulheres vítimas de violência sexual e estupro. O acolhimento é feito por uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, ginecologista, psiquiatra, psicólogos, técnica em enfermagem e técnicas administrativa.
O serviço é prestado no Hospital Materno Infantil deBrasília(HMIB), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A Secretaria de Justiça e Cidadania também tem canais de denúncia de casos de violência contra a mulher. Há, por exemplo, o Centro Integrado 18 de Maio, que trata de ocorrências de exploração sexual de crianças.
O Conselho Tutelar também recebe denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes. Ainda há o Disque 100, que trata da violação de direitos humanos.