História da Rede Globo – Como um simples jornal se tornou a principal emissora do Brasil?
16/07/2024Em 1925, Irineu Marinho fundou um simples jornal impresso no Rio de Janeiro chamado “O Globo”. Provavelmente, ele não esperava que aquele jornal seria a origem de um dos maiores e mais influentes canais de comunicação do mundo. Quando seu filho, Roberto Marinho, assumiu o comando, a história da Rede Globo mudaria completamente.
A emissora possui histórico de forte envolvimento político-econômico, influenciou eleições e já foi acusada de participação em esquemas de fraude e corrupção.
História da Rede Globo
A Rede Globo surgiu em 1925, a partir do jornal impresso “O Globo”. Irineu Marinho foi o fundador do jornal impresso. Seu filho, Roberto Marinho, tornou-se presidente da empresa em 1931, e conseguiu a concessão para TV aberta com Juscelino Kubitschek em 1957.
No mesmo ano da fundação do jornal, Irineu Marinho faleceu devido a um ataque cardíaco.
Roberto não se sentiu pronto para comandar o jornal e deixou a tarefa com Euricles de Matos, jornalista com mais experiência. Roberto trabalhou por anos como jornalista n’O Globo.
Em 1931, com o falecimento de Euricles, Roberto se tornou presidente do jornal e começou a expansão da empresa. Fator essencial na história da rede.
Em 1934, Roberto Marinho fundou a rádio O Globo.
A rádio fez muito sucesso na década de 50 por trazer grandes nomes da música de seu tempo.
LEIA MAIS…
LEIA MAIS…