Casais divorciados enfrentam dúvidas sobre a guarda de filhos durante as férias
15/07/2024IBGE revelou que, em 2022, 54,2% das separações ocorreram entre casais com filhos
As férias escolares chegaram, e casais divorciados com filhos costumam ter dúvidas sobre a guarda dos filhos. A temática é tão presente que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, em 2022, a maioria dos divórcios ocorreu entre casais com filhos. Os dados mostram que 54,2% das separações envolveram casais com filhos menores.
Além disso, a guarda compartilhada entre os ex-cônjuges aumentou significativamente, passando de 7,5% em 2014 para 37,8% em 2022. Com isso, em períodos específicos do ano, como férias e datas comemorativas, surgem dúvidas e conflitos sobre os direitos e obrigações de cada genitor.
A advogada especialista em Direito de Família, Gabriela Küster, explica que a legislação brasileira prevê um equilíbrio no tempo de cuidado e convivência dos pais com os filhos, mas não estabelece uma única forma de divisão. Segundo ela, durante as férias escolares, a responsabilidade costuma ser dividida igualmente entre os genitores, mas cada caso é avaliado individualmente pelo juiz, que decide a melhor solução para a família.