‘Porra do decreto’: inquérito indica que policiais sabiam de plano de golpe… –
11/07/2024
Trocas de mensagens entre os presos pela PF na manhã desta quinta-feira (11) indicam que dois deles, ambos policiais, estavam cientes de que existia uma minuta de decreto golpista, que manteria Bolsonaro no poder após ele perder as eleições.
O que aconteceu
A quebra de sigilo da operação revelou que dois policiais suspeitos de integrar uma “Abin paralela” sabiam do plano para um golpe de Estado. Um print divulgado pela PF mostra mensagens trocadas entre o policial federal Marcelo Bormevet, que atuava na Presidência da República, e seu subordinado Giancarlo Gomes Rodrigues, militar do Exército que estava em exercício na Abin desde dezembro de 2022. Eles falam sobre a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro assinar a minuta do decreto de intervenção.
Os policiais se referem à minuta do golpe como “a porra do decreto” e a Jair Bolsonaro como “PR imbrochável”. Bormevet questiona ao subordinado se o então presidente já tinha assinado o golpe, e Rodrigues responde: “Assinou nada. Tá foda essa espera, se é que vai ter alguma coisa”. Bormevet responde: “Tem dia que eu acredito que terá, tem dia que não”…