Ainda há rebanhos inteiros debaixo d’água’: o sofrimento dos animais em meio às inundações no Rio Grande do Sul

Ainda há rebanhos inteiros debaixo d’água’: o sofrimento dos animais em meio às inundações no Rio Grande do Sul

12/05/2024 0 Por rededddbrasil

Na segunda semana de resgates em meio às chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, Mauro Moreira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVM) do estado, teve que trazer um assunto difícil para a reunião da entidade, que tem atuado em resposta às enchentes: o grande volume de corpos de animais mortos.

No curto período em que as chuvas deram uma trégua e parte da água das enchentes baixou no centro norte do Estado, milhares de carcaças de animais de rebanho, entre porcos, galinhas e aves foram aparecendo – além de bichos de estimação e animais silvestres.

LEIA MAIS…

‘Tragédia no RS é responsabilidade também de senadores e deputados que desmontam legislação ambiental’, diz secretário do Observatório do Clima.

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, as mais intensas registradas em território gaúcho em décadas, já deixaram dezenas de mortos, causaram estragos em 300 municípios, romperam uma barragem e desalojaram milhares de pessoas. Há ainda mais mais de uma centena de pessoas desaparecidas.

Os governos federal e estadual criaram uma força-tarefa e tentam evitar mais mortes promovendo evacuações e retirando pessoas de áreas de risco.